segunda-feira, 29 de junho de 2015

BRASIL DESPERDIÇA ENTRE 50% E 70% DE ÁGUA POTÁVEL EM GRANDES CIDADES

Cabe a cada um de nós fazer sua parte para que a água potável, esse tesouro líquido, do qual dependemos para a preservação da vida na terra, seja suficiente para a nossa e as futuras gerações. Que tipo de mudança está a seu alcance? A que atitudes conscientes você está disposto?


Embora o Brasil seja o primeiro país em disponibilidade hídrica em rios do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esse recurso em várias regiões do País.

A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira brasileira e a água de beber cada vez mais cara. Uma das principais causas vem da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas grandes cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas muito povoadas), devido à da urbanização e poluição em geral.


No Brasil se gasta cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. Nosso consumo é cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda gastos de 40 litros por dia por pessoa. Assim, cabe a cada um de nós fazer sua parte para que a água potável, esse tesouro líquido, do qual dependemos para a preservação da vida na terra, seja suficiente para a nossa e as futuras gerações. Que tipo de mudança está a seu alcance? A que atitudes conscientes você está disposto?

Fontes: Instituto Socioambiental e Viva Mais Verde